• contato@imaginoart.com.br
  • 55 11 99517-2603

2ª Mostra de Compositores Guararema

21 de abril de 2023 Sexta feira.

Estação Literária “Profª Maria de Lourdes Évora Camargo”, situada na Rua 19 de Setembro, nº 233, centro, Guararema/SP, no dia 21 de abril, das 15h às 18h30

Conceito

A Mostra de Compositores Guararema é um ponto de encontro de cantores-compositores locais da canção contemporânea e tem por conceito a realização de apresentações intimistas em que os criadores tocam suas canções no formato solo, ou em dupla com seus parceiros envolvidos no processo de criação. As apresentações são precedidas por uma conversa informal entre o compositor e o público, mediada pela curadoria. Todas as atividades são gratuitas.

A 2ª edição do projeto é uma idealização da Imaginoart com parceria da Prefeitura Municipal de Guararema, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e apoio da Rede de Economia Criativa Brasil.

Nesta edição, a Mostra recebe como convidados seis artistas.

Clique no link e ouça a Playlist no YOUTUBE

Lives seis lives de 30 minutos com cada compositor falando sobre o processo de criação da música que escolhemos para a Play List, no canal do youtube da Imaginoart

Histórico

A mostra surge por iniciativa de Djane Borba, artista multimídia e produtora cultural/ Imaginoart que a partir experiencia de 30 anos na música identificou ao seu redor a presença de compositores muito especiais entre os músicos locais, interpretes de suas canções com personalidade e construção estética definidas, sem um ponto de encontro para apresentarem a dinâmica criativa em que se inserem suas performances. Nesse sentido essa Mostra é uma pequena contribuição sobre a construção de realidades musicais alternativas, cujos vínculos queremos fortalecer.

Informações contato@imaginoart.com.br

Cronograma

12 de abril divulgação siga @imaginoart

14 de abril – estreia da playlist

21 de abril realização Estação Literária

Observações

Objetivo

  1. Ampliar e dar continuidade a REALIZAÇÃO DA MOSTRA DE COMPOSITORES GUARAREMA;
  2. difundir e estimular a produção musical autoral ;
  3. promover o intercâmbio entre os autores;
  4. estimular a formação de público para a música autoral.

Não podemos dizer que é uma Mostra exclusiva de Cantautor* porque são admitidas parcerias em duplas, mas essas parcerias, mantém o conceito de artista independente buscando novas formas de produção e difusão de suas pluralidades discursivas com uma estética musical contemporânea em transformação constante.

Em estudo desenvolvido desenvolvido pelo coletivo de Cantautores Reverbo, o grupo demonstra que “este conceito de “cantautor” está na base de uma cena musical que propõe novas formas de circulação sustentável para a canção autoral, centradas na produção colaborativa, na performance individual e em mostras coletivas. Nesse mesmo, artigo publicado na Revista Terceira Margem, v. 26, n. 50 (2022) lê-se: “O termo “cantautor” vem sendo utilizado na mídia para designar um tipo de artista independente que compõe e performa a canção para um nicho do público local.”

*Cantautor – neologismo proveniente da união das palavras cantor e autor. No Brasil, o termo não pode ser encontrado no vocabulário do site da Academia Brasileira de Letras,[2] . Independente do termo, o número de Mostras com a produção independente vem crescendo durante os últimos 10 anos no Brasil.

Em valorização da Lei nº 17/2022, que instituiu a Semana da Criatividade e Inovação no município, através do reconhecimento do impacto da comemoração de 3 anos consecutivos do Dia Mundial da Criatividade Guararema; o projeto atende à ODS 17 Parcerias e Meios de Implementação onde a produtora cultural articula o esforço coletivo buscando formas sustentáveis de realização sendo o ponto de intersecção que envolve múltiplos parceiros: os criativos; o poder público e a sociedade civil; ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis o que inclui a formação de público e afirmação de um espaço exclusivo para a música autoral em seus diferentes gêneros o que contribui para a autoestima dos munícipes através do reconhecimento de seus artistas criadores e estrutura dos equipamentos públicos; ODS 3 – saúde e bem estar são construídos também através do acesso ao bem cultural e o fortalecimento de vínculos.


 


Navegação em nosso site

Através dos botões na barra a cima você pode navegar pelos conteúdos e conhecer mais sobre.

"É uma ideia muito ousada, mas nestes tempos as ideias ousadas são mais necessárias que nunca", Mohamed El Baradei prêmio Nobel da Paz e diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)